quarta-feira, 9 de março de 2011

As partes de Os Lusíadas


A epopéia possui cinco partes:
*Proposição.
*Invocação.
*Dedicatória.
*Epílogo.
*Narração.

I. A Proposição:
A proposição é uma síntese do poema, que ocupa as três primeiras estrofes do texto.
II.A invocação às Tágides:
É pedido de inspiração às musas, as Tágides, ninfas do rio Tejo, fazendo com que suas musas fossem nacionalizadas. Na tradição clássica, Calíope era a musa grega da poesia épica a quem Camões se refere também em outros momentos no poema.Porém na sua abertura, ele tem preferência pelas musas nacionais.
III.A dedicatória ao Rei D. Sebastião:
 D. Sebastião sempre foi visto pelos outros como alguém que pudesse fazer com que houvesse a independência de Portugal. D. Sebastião assumiu o trono aos 14 anos, no ano de 1558, e como a redação do poema assumiu mais de 12 anos e Camões até escreve sobre ele, e por isso seus conselheiros abusam. Camões além de escrever novas sobre D. Sebastião não deixou também de criticar o seu reinado e/ou as intrigas palacianas que ocorreram.
IV.O Epílogo:
O epílogo é composto por lamentações e críticas do poeta, suas exortações ao rei D. Sebastião e aos vaticínios sobre as futuras glórias portuguesas. No início do poema havia um tom de euforia, mas o tom passou a ser de crítica aos acontecimentos que foram esquecidos, como os valores nacionais. Camões também escreve contra os que o repreenderam durante os seus últimos dias de vida.
  
V.A Narração: 
Os Lusíadas está dividido em três partes:
1.      A viagem de Vasco da Gama às Índias.
2.       História de Portugal.
3.       Lutas e intervenções dos deuses de Olímpio.
  Por isso são considerados dois acontecimentos históricos e uma ação mitológica que são alternadas durante o poema. A viagem acidentada de um herói navegante e sua chegada ao Oriente onde cria um novo reino. Esse herói por alguns deuses é perseguido por alguns deuses e protegido e por outros, fazendo com que a história se passe por um plano humano e por um plano divino. A narrativa começa no decorrer da aventura do herói quando Vasco da Gama e os navegadores estão no Oceano Índico, na Costa Leste da África, que fica perto do canal de Moçambique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário